Novos craques: Até onde a mentalidade pode influenciar?

Novos craques: Vini Jr, Rodrygo, Haaland e Sancho… já são realidade e representam o que há de melhor na categoria de novas joias a nível mundial. Ao mesmo tempo, já são ativos dos seus clubes e, até mesmo, os jogadores mais decisivos quando o assunto é tomar jogo nas mãos.

Haaland e Vini Jr são os que mais chamam a atenção e responsabilidade nas suas equipes (Dortmund e Madrid) dos “novos craques”. Logo, as comparações surgem e junto a elas aparece a pressão.

Contra o Shakhtar assinou uma dobradinha que lembrou o melhor Ronaldo Nazário em tudo. 

Marca, jornal madrileno
Novos craques: Vini Jr. marca dois e deixa a torcida ensandecida.
Vini Jr. marca dois e deixa a torcida ensandecida.

Haaland encabeça lista de novos craques

O Norueguês de 21 anos, máquina de gols, recebe sondagens a todo o instante dos gigantes da Europa, inclusive do Real Madrid de Vinicius.

Igualmente ao craque brasileiro, o jogador do Borusia disputa o topo da lista dos expoentes do futebol. Além disso, também não escapa das comparações:

Haaland chega aos 100 gols com menos jogos que Neymar

Globo Esporte

O fator principal que mantém os jogadores no topo

Enfim, já vimos que pressão não falta a estas jovens realidades do futebol, mas o que, realmente pode os manter no topo, no “fino da bola”?

Um questionamento importante, não é mesmo? Pois, quantos jovens já ascenderam e sucumbiram e desapareceram dos holofotes. Bom, acima de tudo: mentalidade e comportamento.

Então, estes atletas devem estar preparados para o embate com a mídia em maus momentos, com a torcida e, ainda, autossabotagem. Sim, isso mesmo! Quando vem aquela frase clichê: “o nosso maior inimigo é a mente”… é pura verdade.

Mente e corpo alinhados

Já imaginou se Cristiano Ronaldo, Messi ou Ibrahimovic tivessem um mentalidade sem vontade de ganhar títulos? Se isso acontecesse, eles não seriam atletas e, seja lá o que fossem, não seriam os melhores.

Ou seja, tudo parte da mentalidade e comportamento. A dica principal para o atleta jovem é: foque na mentalidade de crescimento. Portanto, a sua trajetória sempre vai ser de aprendizado e evolução, algo que os melhores do mundo fazem naturalmente.

4 pilares dos craques

Enfim, já falamos de vários fatores importantes dentro da mentalidade dos jovens atletas, mas, a partir disso, podemos traçar quatro pilares fundamentais das características mentais de sucesso:

  • Mentalidade de crescimento
  • Gerenciamento emocional
  • Físico
  • Espiritual (sem estar ligado à religião, mas o conceito filosófico.

“Mas, por que tudo isso?” Sendo franco: Nós estamos num outro nível agora. Não existe mais espaço meio profissional, meio amador. Ou você é ou está fora do jogo Antigamente, existiam atletas de futebol., boleiros… hoje existem profissionais do futebol.

Para finalizar, o mais difícil para estes jogadores que já são estrelas tão jovens é a manutenção de uma carreira. Portanto, a mentalidade e o comportamento com todo um staff por trás. Ou seja, essa era declarou o fim do amadorismo.

E aí, curtiu o texto de hoje? Me segue no insta para acompanhar o dia a dia do treinamento mental e comportamental de atletas de elite e até a próxima.

Compartilhe:

Artigos relacionados