Atleta mais confiante através da leitura, tem como?

Frequentemente, recebo perguntas em minhas redes sociais sobre atleta + leitura. Além de pessoas em geral com curiosidade sobre os meus hábitos de leitura. Costumo ler 2 a 3 livros por mês e recomendo fortemente que busquem desenvolver este hábito. Acredito que o incentivo à leitura de livros é muito válido e necessário. Principalmente, porque vivemos em um mundo com muito acesso à informação rápida e facilmente descartável. Nesse cenário, os livros funcionam como uma pausa, um modo de captar informações necessárias em uma velocidade menor e, ao mesmo tempo, mais duradoura.

Quando estou lendo um livro, muitas vezes, sinto que estou absorvendo a experiência de vida do autor. Em alguns livros, os autores estão condensando anos e anos de pesquisas e experiências. Então, compartilham erros e acertos que tiveram em suas jornadas e assim aprendo e percebo o ganho na minha evolução pessoal.

Mas o que a leitura tem a ver com o mundo dos atletas de elite? 

Sócrates, uma inspiração dentro e fora de campo

O jogador brasileiro Sócrates (1954-2011), ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira de futebol, em 2015, um dos 6 atletas mais inteligentes da história (The Guardian). Sócrates, conhecido como Doutor, era formado em medicina e era reconhecido por seu forte posicionamento fora de campo e por ser um jogador diferenciado.

O que tornava Sócrates um jogador de futebol diferenciado não era uma aptidão natural ou uma inteligência nata. Sua habilidade em campo era aprimorada por seus interesses fora dele. Assim como, sua capacidade de liderança e seu posicionamento político, a luta pela redemocratização do Brasil e a criação do movimento Democracia Corintiana. O que trouxe possibilidades de autogestão para o clube. Ele costumava dizer que suas pernas amplificavam sua voz: “Se as pessoas não tiverem o poder de dizer as coisas, eu vou dizer por elas”. 

Sócrates era um grande exemplo de atleta leitor.
Sócrates era um grande exemplo de atleta leitor.

O futebolista e médico Sócrates é um exemplo para todo jogador de futebol. Não pela política em si, mas na habilidade de investir o tempo fora de campo no desenvolvimento da mente. Ao envolver-se com questões diferentes do futebol que faziam expandir seus conhecimentos e amplificar sua inteligência. Tudo isso, só tem a contribuir para o sucesso de um jogador de futebol. A leitura é um dos caminhos para se inspirar no exemplo de Sócrates e se tornar um atleta diferenciado e mais confiante.

Quanto tempo o atleta deve dedicar à leitura? 

Minha primeira dica para iniciar este hábito é uma ação muito simples, mas que possui um poder absurdo. Para que você consiga ler de um a dois livros por mês basta você separar 15 minutos do seu dia. Apenas 15 minutos por dia são extremamente eficazes para que o atleta consiga conciliar seus inúmeros treinos e compromissos com o hábito da leitura.

O cálculo é simples: a pessoa que lê apenas 15 min por dia, no final do mês, leu em torno de 7 horas e meia. Quem lê 7 horas e meia, em um mês consegue ler em torno de 1 livro ou mais.

Se você por acaso tiver interesse em dobrar essa meta, basta ler 30 minutos por dia. Ao final do mês, você terá lido em torno de 15 horas, conseguindo ler de 1 a 3 livros em um único mês. Esse resultado vai acontecer independentemente de você ser um leitor dinâmico ou não.

Benefícios da técnica

Essa técnica é interessante porque uma atividade chata, de difícil acesso, não é mais entediante e se torna um hábito prazeroso. Implementando essa técnica, você vai ver que muitas vezes o tempo vai voar e você nem vai perceber.

Conforme você vencer o desafio da leitura, você se sente cada vez melhor. Porque além de aprender com o conteúdo dos livros que lê, sentirá a confiança de um novo hábito responsável por expandir sua mente. 

Alguns dos benefícios conhecidos da leitura são o potencial de ampliar a criatividade, o estímulo do cérebro e a melhora na concentração. Pesquisas neurocientíficas comprovaram que, enquanto lemos, estamos realizando uma quantidade maior de sinapses, de conexões neurais. Podemos dizer que a leitura é como uma ginástica para o cérebro, que favorece o fortalecimento e a expansão de várias funções cerebrais.

Para começar a incorporar este hábito, é importante que você escolha um livro que faça sentido para você, o que é algo muito pessoal. Gosto bastante de variar e quase nunca leio dois livros do mesmo gênero em sequência. Talvez começar com a biografia dos seus ídolos seja um primeiro passo interessante.

Como incorporar o hábito da leitura na rotina de atleta?

Para incorporar definitivamente o hábito da leitura na rotina de atleta, separe seu tempo de leitura pela parte da manhã, logo depois de acordar. No método Atleta de Elite, o que se faz pela manhã tem impacto maior do que aquilo que você faz à tarde ou à noite.

Geralmente, logo que acordamos, não estamos estressados, a nossa mente ainda não está contaminada com o bombardeio de conteúdos recebidos das redes sociais. Além disso, dependendo da sua rotina, a sua atenção e foco poderão estar totalmente em uma única atividade. Dessa forma, você estará assimilando muito melhor o conteúdo daquilo que está lendo.

Outro aspecto importante, conhecido dos atletas de alta performance, é a necessidade de dedicação. Você sabe que não pode esperar estar motivado sempre para cumprir as suas atividades ou transformar seus hábitos. Antes de tudo, é preciso dedicação e comprometimento. 

Com o hábito da leitura, funciona da mesma forma. Você deve cumprir sua meta de tempo diário de leitura com dedicação por alguns dias. Isso, até incorporá-lo como um hábito, exatamente como você faz com seus treinos. 

Nem sempre vai ser fácil adquirir um hábito novo. Porém, conhecendo a importância deste hábito para os atletas… Você sairá mais fortalecido mentalmente, criativo, dinâmico e efetivo, com certeza você vai ter sucesso e mais confiança em sua jornada. 

Compartilhe:

Artigos relacionados